quinta-feira, 9 de maio de 2024

A semelhança entre o Cavalo Caramelo e o Povo Brasileiro

 


Anos se passaram, e cá estou eu novamente. Com o mesmo sonho, mostrar e falar do outro lado que a politica tem (e eu não estou falando apenas da politica e políticos, entenda) 

Ultimamente, nosso país vem sofrendo uma das maiores tragédias da história com as condições do nosso tão amado Rio Grande do Sul/RS. Porém, algo no dia de hoje 09 de maio de 2024, ficará marcado para sempre em nossos corações. A televisão parou, as pessoas estavam aflitas, corações estavam angustiados (e não era por causa da final de uma copa do mundo, gostaria muito que fosse) mas todos nós estávamos na torcida pelo sucesso do resgate do caramelo, o cavalo guerreiro que esperou pelo no mínimo 90hs por um resgate em cima de um telhado, imóvel. 

Você consegue mensurar o quão difícil foi pra ele, um animal de grande porte, ter que aguentar imóvel por um resgate que nem ele sabia quando aconteceria? Mas ele teve fé, ele resistiu.

Algo incrível vem acontecendo, heróis de capacetes, heróis de jet-ski, heróis de calça jeans estão saindo do país inteiro, para se doarem por inteiro e mais um pouco para ajudar salvar pessoas e animais que nem conhecem. Muitos vão e não sabem se voltarão, muitos estão dando o próprio suor para salvar homens, mulheres, idosos, crianças e animais. Sem querer nada em troca, pessoas do brasil inteiro estão doando suas próprias roupas, lotando os mercados em busca de alimento para ajudar um estado inteiro. O poder do povo brasileiro é maravilhoso. O povo está salvando o próprio povo.

Mas aí você vai me questionar (se já não está) da semelhança entre um cavalo e as pessoas, e a semelhança está na força, na confiança e na determinação da espera por alguém de bom coração ir até você. O caramelo não só representa toda a situação que o RS vem passando, assim como todo o BR em muitos anos. Muitos. 

Esses dias estava andando pela Dutra e vi alguns caminhões do exercito sendo escoltados, eles estavam indo sentido ao Sul. Era um caminhão de treinamento e resgate, e ver aquela escolta me fez pensar que nem tudo o que é do bem, é reconhecido. E trago uma dura reflexão, mas quantas vezes vimos gente do bem ser reconhecido em alguma ação em nosso país? A maldade o detona, antes de chegar. E ver o tanto de bombeiros, soldados, policiais, médicos e seja lá qual outra linha de frente que está ajudando, só me faz pensar no quão difícil pra eles é saber que sem eles, nada funcionaria e o governo não os valoriza. Recebem mal, muitos nem benefícios direito possuem, sem chance de crescimento e reconhecimento. Mas estão lá, pois o amor deles ao servir as pessoas é muito maior que as condições que os cercam.


Não é apenas sobre o caramelo, mas é pelas pessoas. É sobre famílias sendo destruídas, casas sendo arrastadas, mães perdendo filhos, filhos perdendo os pais, crianças perdendo o brilho nos olhos (e algumas, a dignidade pois não podem nem ir ao banheiro sozinhas que são violentadas). Um estado inteiro saindo de vista para a força das águas, cidades irreconhecíveis, o rio virou rua, a rua virou um rio. São mais de 5 metros da altura das águas. 
E os números? aqui estão eles: 414 municípios afetados, 100.000 mil casas destruídas ou danificadas, 860mil pessoas sem água, 163.720 mil pessoas desalojadas, 1,4 MILHÕES de pessoas afetadas. O povo cuidando do povo, e o governo, calado. 

Estamos vivendo um dos maiores pesadelos já vividos no país, e podemos contar apenas com a bondade de milhares de pessoas na ajuda da reconstrução de não só um estado, mas dos sonhos de muitas famílias. O Sul precisa de ajuda!

Todos nós, somos um caramelo, que lutamos e resistimos. 
Há esperança, sempre haverá.



Jayne.


Um comentário:

  1. É isso! Todos que estão ajudando, seja na água, seja pilotando os helicópteros que estão fazendo resgate, dirigindo os caminhões que trazem doações, abrigando, fazendo comida, cuidando do povo e dos animais, todos, sem exceção, merecem uma medalha de honra ao mérito farroupilha!

    ResponderExcluir