terça-feira, 29 de outubro de 2013

Importância da Democracia Participativa

Rui Barbosa, um dos grandes brasileiros, afirmou certa vez: “O Brasil (...) é o povo, em um desses movimentos seus, em que se descobre toda a sua majestade”. Defensor incansável da democracia, sempre lutou por um país justo e humano. Assim, foi também um entusiasta da prática efetiva da cidadania – direito que, irrevogável, contribui imensamente para a construção de uma realidade em que a população tenha, de fato, voz e vez.
Despertar para a importância da participação popular, em diferentes situações, é fundamental. O poder público, quando ciente disso, trabalha mais e melhor; a sociedade, por sua vez, torna-se mais forte e crítica, o que leva esperança a mulheres, a homens e a crianças de todas as biografias sociais.
A indignação é o primeiro passo para a busca de soluções referentes aos problemas de uma comunidade, de uma cidade, de um país. Juntos, os cidadãos favorecem o bem comum e contribuem para o seu próprio amadurecimento, político, social, cultural. E essa verdade, além de atingir resultados imediatos, pode levar a conquistas de médio e de longo prazos. A conscientização coletiva e o acompanhamento popular das medidas dos gestores públicos são essenciais.
No entanto, é indiscutível que liberdade pressupõe responsabilidade. Cumprir nossos deveres é tão importante quanto exigir nossos direitos. No dia a dia, pequenas atitudes promovem grandes mudanças. Respeitar os idosos (e todos os benefícios que lhes são garantidos), não furar fila, contribuir para a limpeza e para a conservação do patrimônio público, devolver o troco que veio a mais e cumprir as leis de trânsito, entre tantos outros fatores, também faz parte da atuação democrática.
Há um sentimento crescente de que o país pode mais, e não devemos nunca duvidar disso. Que a indignação, a visão crítica e o espírito participativo permaneçam constantemente vivos entre os brasileiros.
Fonte: Jornal Diário de S. Paulo

Um abraço,
Jayne Benitez

Nenhum comentário:

Postar um comentário