domingo, 16 de fevereiro de 2014

A Importância de ser Chique

Na era que a interatividade passou a ser uma obrigação, as redes sociais como Facebook, Twitter e outros vão assumindo o papel de principais meios de contato entre as pessoas, aumentando assim o número de conhecidos, retomando velhas amizades, mas diminuindo a presença física, do contato pessoal. Ou seja, aquele do olho no olho, do toque, da respiração, do cheiro, do olho marejado e do sorriso rasgado.
Nesse cenário, pergunta: Será que não deveríamos pensar em uma educação dos relacionamentos? Reciclando-nos e também orientando nossos filhos a princípios básicos que fomos perdendo com o tempo? Comportamento que acredito tenha sido mais comum em outros tempos, segundo o  que concluo pelo papo e histórias que já ouvi dos mais idosos. Acho que as pessoas antigamente eram mais ''chiques'', pelo menos no que eu acredito ser a definição de chique. O meu conceito de ''chique'' está muito próximo do que li outro dia em um texto sobre o tema, que dizia mais ou menos assim: Ninguém é chique por decreto e algumas coisas boas da vida não estão à venda. Por exemplo, a elegância, que é muito mais do que ter um guarda-roupa com grifes famosas, carros importados. O que faz uma pessoa ser ''chique'' não é o que ela tem, mas o que ela é como se comporta perante as pessoas e a vida.
Ser chique é não chamar a atenção com risadas desproporcionais, não usar roupas provocantes de gosto duvidoso, é não contar vantagens, mesmo quando verdadeiras.
Chique é atrair olhares por ser discreto, por ter brilho natural conquistado por dar um bom dia ao porteiro do prédio, às pessoas no elevador, dar a vez no trânsito e sorrir agradecendo uma gentileza. Ser chique é de fato se importar com os problemas sociais, é reciclar o lixo, não jogá-lo na rua, é evitar usar materiais poluentes. Não exceder na bebida, comida e na altura da voz.
Pra ser chique é preciso desligar o ''radar'', o telefone nas reuniões, nos almoços e nas conversas. É olhar no olho do interlocutor e prestar verdadeira atenção a sua companhia. É valorizar o convívio. É saber chorar, sentir e sorrir verdadeiramente.
Precisamos exercitar essas práticas e ensinar aos nossos filhos o que eles não estão podendo vivenciar na frente do computador ou na escola. Contato humano é chique a gentileza é o grande segredo!
- Paulo César Cardoso.

Legal né? Vamos nos tornar chique de outra maneira!!!!!!

Abraço,
Jayne Benitez

Nenhum comentário:

Postar um comentário