segunda-feira, 31 de março de 2014

50 anos de Golpe Militar?

O que é o Golpe Militar?

Em 31 de março de 1964, ocorreu uma ação militar que tomou o poder no Brasil, na época, o nosso presidente era João Goulart, mais conhecido como Jango que governava em regime democrático o país desde 1961, assumindo o poder depois da renuncia de Jânio Quadros o qual era vice. O golpe militar encerrou o governo de Jango, dando assim, inicio a um regime ditador e cruel. Foram 21 anos de um regime que ceifou muitas vidas inocentes, pais, mães, filhos. O povo perdeu sua identidade, suas esperanças, seus anseios. A novela Joia Rara, em seu inicio retratou bem como foi a Ditadura, eu me emocionei quando assisti a cena dos militares invadindo a casa do personagem Tony onde sua esposa acabara de dar a luz, e os militares sem qualquer sentimento levaram todos presos e o recém nascido foi pra adoção. E assim era a realidade da época, famílias foram separadas, destruídas pelos atos de um regime cruel.
Há alguns dias eu escrevi uma matéria sobre o ditador da Coreia do Norte que baixou um decreto obrigando todos os homens a cortarem o cabelo igual ao do Ditador.
A ditadura é isso pessoal, o governo toma pra si nossa identidade, nossos direitos, nossos sonhos, nossas vontades, passamos a ser marionetes, somos obrigados a fazer tudo o que eles querem, como eles querem.
Em 21 anos desse Golpe, é difícil até imaginar quantas pessoas morreram, só sei que foram milhares de mortes inocentes, milhares de famílias destruídas, de crianças órfãs, de exilados políticos. Foi um período negro e sangrento do Brasil, que chegou ao fim em 1985 quando iniciamos o Regime Democrático através do movimento das Diretas Já.
Vou deixar aqui o link de um site falando claramente sobre o que foi o Golpe Militar de 1964, acessem, leiam e analisem como é viver sem sua identidade, valorize a Democracia, o livre arbítrio a liberdade de escolha, muitas pessoas inocentes morreram para que hoje você tivesse essa Democracia, essa liberdade, pra que você pudesse ser você, nossa democracia tem gosto de sangue.
(http://noticias.r7.com/brasil/50-anos-do-golpe-militar-um-pesadelo-vivo-na-memoria-do-brasil-31032014)
                                                                                                        Pensem nisso!
Um abraço,
Jayne Benitez



Um comentário:

  1. Muito boa a matéria Jayne, realmente foi um período difícil que nunca vamos esquecer, aliás precisamos lembrar como foi sofrido pra que a gente não esqueça, pra que não se repita, para que não usemos essa livre escolha de forma tão errada que possamos trazer a Ditadura de volta. Parabéns pela matéria minha filha.

    ResponderExcluir